Saúde

Iniciativa de grupo santa-mariense inspira frente contra violência obstétrica na Assembleia Legislativa

Pâmela Rubin Matge

Foto: Charles Guerra (Diário)

Na tarde desta quarta-feira, será instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Proteção à Gestante e Contra a Violência Obstétrica, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
A iniciativa foi proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT) a pedido do Movimento Mães na Luta contra a Violência Obstétrica, de Santa Maria, e do vereador Valdir Oliveira (PT). A criação da Frente foi um dos encaminhamentos da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia realizada no dia 27 de outubro.

- Essa movimentação toda não só nos emociona, como nos motiva para continuar batendo nessa tecla até que os direitos das mulheres sejam respeitados. Essa conquista mostra que é possível, sim, se fazer ouvir e fortalecer a voz de milhares de mulheres que não foram ouvidas - defende a professora Bruna Fani Duarte, 24 anos, que representa o grupo.

O Movimento Mães na Luta contra a Violência Obstétrica é composto por 14 pessoas e desenvolve ações junto à Câmara de Vereadores e entidades municipais.

As cicatrizes abstratas da violência obstétrica

Atualmente, o Brasil carece de leis específicas relacionadas à violência obstétrica. A exceção fica com o Estado de Santa Catarina que, em janeiro deste ano, aprovou a Lei 17.097.

Em geral, as ações indenizatórias são, geralmente, baseadas na lei geral do prejuízo e em supostos erros médicos para a reparação de danos materiais, morais ou físicos. Na Câmara Federal, outros tramitam outros três projetos de lei que sugerem punições, que vão de multa a dois anos de prisão.

Ministério da Saúde amplia acesso ao DIU no Sistema Único de Saúde

Segundo o deputado Valdeci Oliveira, a previsão é de criar um cronograma de atividades e apresentar um projeto de lei que estabeleça medidas de proteção e de informação às gestantes parturientes no Rio Grande do Sul.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Depois de quase três séculos, escultura de São Nicolau irá voltar para casa Anterior

Depois de quase três séculos, escultura de São Nicolau irá voltar para casa

Confira a programação da última semana do Viva o Natal Próximo

Confira a programação da última semana do Viva o Natal

Geral